BANDEIRAS DE PAÍSES










Bandeiras dos Países da África
 

África do Sul

A bandeira multicolori
africa%20do%20sulda da África do Sul, de 27 de abril de 1994, é composta por seis cores. As cores da recente bandeira significam a grande miscigenação dos povos que formaram o novo regime político do país – depois do apartheid. O autor do desenho da nova bandeira foi Frederick G. Brownell e recebeu aprovação do Chefe de Estado sul-africano, Nelson Mandela.

As cores são: azul, vermelha, branca, verde, dourada e preta. Na parte central da bandeira encontra-se um desenho na forma de um 'Y' no eixo paralelo. O 'y' se finda nas duas arestas das extremidades esquerdas do retângulo. Ainda na parte esquerda, na bifurcação do 'y', forma-se um triângulo de cor preta e a cor dourada contorna dois lados da figura geométrica.  O contorno do desenho que passa ao meio do retângulo é feito na cor branca. As cores vermelha e azul completam a figura.

O significado de cada elemento da bandeira é: a cor vermelha, que representa o sangue do povo sul-africano; a cor azul simboliza o céu; o preto e o branco as raças negra e branca; o verde representa as abundantes matas e florestas africanas e o amarelo o ouro.

Nigéria

nigeria Os nigerianos tiveram sua bandeira adotada em 1959. O desenho, de Michael Taiwo Akinkunmi, obteve sucesso em um concurso de seleção da bandeira. Ela é composta de duas cores, a verde e a branca. São três listras verticais e nas extremidades,  encontra-se a cor verde e no meio a cor branca.


 Costa do Marfim

bandeira costa marfim A bandeira da Costa do Marfim é composta por três listras verticais. As faixas coloridas com as cores: alaranjada, branca e verde formam,  respectivamente, a figura da bandeira.  Ela tem grande semelhança com a bandeira da República da Irlanda;  porém, a coloração é colocada da forma inversa, sendo verde, branca e alaranjada.

Outra bandeira que se assemelha ao símbolo da Costa do Marfim é a da Itália. A bandeira italiana tem o mesmo design - a diferença está na cor vermelha, em vez da cor laranja. Como o país foi colonizado pelos franceses, tanto sua cultura como a bandeirativeram grandes influências. É perceptível que há semelhanças também com a bandeira da França. A cor laranja representa a terra fértil; a cor branca demonstra paz e o verde simboliza a esperança.


 Camarões

bandeira camaroes Os camaroneses receberam sua atual bandeira no ano de 1975. O novo modelo é composto por três cores: verde, amarelo e vermelho. Ela possui três faixas verticais, uma de cada cor. Na parte central, há uma estrela amarela. O modelo é uma forma adaptada do modelo da bandeira francesa. As cores são baseadas no pan-africanismo, ideologia de unificação dos povos africanos.

A cor verde representa a vegetação do país; o amarelo faz menção ao sol e às savanas presentes na região norte do país. O vermelho, na parte central, simboliza a unidade do povo e a estrela, localizada no meio da faixa vermelha, é representada como a estrela da unidade.

 Egito

bandeira egito africa As cores preta, vermelha, branca e dourada compõem a bandeira egípcia. Ela possui três listras horizontais com um símbolo no meio, a Águia de Saladino. No dia 4 de outubro de 1984, a atual bandeira do Egito se tornou oficial.

O vermelho simboliza a imensa história do país, que foi marcada por diversos conflitos. O Egito também foi o local onde aconteceram as famosas dez pragas descritas na Bíblia Sagrada. A faixa branca representa a deposição do rei Faruk I, com a Revolução de 1952. A cor preta representa a independência do povo egípcio, dos colonos ingleses, além da morte de Tutankamon e Menés.

O brasão encontrado no centro da faixa branca, a águia de Saladino, contém um escudo no peito com as cores da bandeira egípcia. Ela tem o pescoço virado para a esquerda e é dourada com escritos árabes abaixo de suas garras.
 
 

Bandeiras de Países
História das Bandeiras
Bandeiras Internacionais
Fale Conosco
Mapa do Site